Páginas

Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de março de 2010

Adquirindo sua calopsita parte 4

É UMA AVE RESISTENTE?


As calopsitas são aves resistentes, desde que tratadas de forma adequada desde filhotes.
Boa genética é a base para formação de um plantel saudável, porém higiene e alimentação são imprescindíveis para aves sadias. Não adianta investir em matrizes de boa qualidade e criá-las sem  higiene e com alimentação deficiente.
Desde que seguidos os preceitos básicos acima, com certeza a incidência de mortalidade de filhotes será mínimo.
Fiquem alertas que atravessadores (aqueles que intermediam a venda de pássaros entre criador e vendedor) buscam preço baixo na aquisição de filhotes, para que seja possível haver ganho considerável na venda dos mesmos, e infelizmente há "criadores" que atendem a esse mercado, vendendo calopsitas a preços módicos (inclusive para lojas), e que para isso precisam reduzir seus custos de criação, resultando assim em filhotes mal alimentados, não saudáveis, sujeitos a doenças.

A melhor forma de se defender disso é adquirir filhotes de criadouros/pet shops idôneos. Se o número de compradores desses animais for reduzido,com certeza os "Criadores" terão de se adequar às exigencias do mercado.

Texto produzido por Daniel Ubriaco, criador de calopsitas e psitacídeos



ESCOLHA SEU VETERINÁRIO

 







Antes mesmo de adquirir sua primeira calopsita, informe-se primeiramente sobre um bom veterinário e que seja especializado em aves, próximo a você!  Isso é muito importante!
Tenha o telefone sempre a mão, para que numa eventualidade, você saiba a quem recorrer quando seu pássaro precisar de uma avaliação ou emergência.  Alguns veterinários atendem em domicílio!  Uma visita anual ao veterinário é bastante recomendada.
Qualquer alteração de comportamento de sua calopsita, do estado de suas fezes, procure imediatamente ajuda veterinária.  Os pássaros, pela sua natureza, tendem a camuflar os sintomas de quando estão acometidos de alguma doença, permanecendo grande parte do tempo dormindo e quietos.
Aqui no Portal relacionamos alguns veterinários que foram indicados positivamente pelos associados.  Se não houver veterinário na sua região preparado para atender aves, pense duas vezes antes de adquirir uma calopsita.


O QUE ESPERAR DE UM VETERINÁRIO


Dr. Felipe Bath

O grande interesse por aves exóticas como animais de estimação estimulou o mercado de produtos e serviços, que inclui desde dietas balanceadas até serviços especializados. Foi também fator motivador da evolução da clínica e criação de aves silvestres em cativeiro.

Hoje em dia observamos que ainda o número de veterinários que atendam aves é desproporcionalmente inferior a quantidade existente de aves, inclusive as de estimação.
Este tópico foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar justamente essas pessoas a compreenderem os requisitos  desejados e esperados por um profissional veterinário, que foram coletados entre os associados da nossa comunidade :

1)  Que saiba o que faz e transmita segurança;
                                            
2)  Comprometimento : entrevista com o dono do animal para saber informações detalhadas sobre alimentação fornecida, ambiente em que vive, etc., para auxiliar na identificação do problema, bem como orientá-lo de como tratar e lidar com sua ave;


3)   Ter
firmeza e saber tocar a ave

4)  
Que faça os procedimentos (se necessários) no ato da consulta, tais como:
  • exames de fezes comum (no microscópio)
  • pedir/realizar exames antes de qualquer medicamento
  • diagnosticar,  e medicar ou prescrever medicamento
  • pesar
  • aparar as penas das asas;
  • aparar bico e unhas;
  • ministrar vermífugo;
  • Ter uma estrutura, mesmo que pequena, para hospedar aves no caso de necessidade, em situações como ave doente que não se alimenta sozinha ou precisa ser medicada e ter o acompanhamento diário do veterinário.
É importante destacar que o proprietário é co-responsável pela saude de seu animal.  Isso significa que ele tem que seguir as orientações do veterinário, nunca deixar para depois quando se pode agir rapidamente.  Lembre-se que o metabolismo da ave é acelerado, e por essa razão, pode ficar doente de uma hora para outra, ou somente apresentar sinais de que algo nao vai bem quando já está num estado avançado.