Páginas

Pesquisar este blog

sábado, 10 de abril de 2010

ovoscopia

OVOSCOPIA


A ovoscopia consiste em observar o interior do ovo através de uma fonte de luz em ambiente escuro. Esse procedimento ajuda a verificar se há defeitos da casca, como rachaduras, rugosidade, despigmentação, etc, bem como a qualidade do ovo (câmera de ar anormal, mancha de sangue, duplicidade de gema,  presença de elementos estranhos.  É possível , portanto, descartar os ovos ruins, deixando apenas os ovos fertilizados, e acompanhar o desenvolvimento do embrião durante o processo de incubação.  Algumas destas caracteristicas são congênitas, devido a algum cruzamento específico.
Caso na ovoscopia não se observe vida embrionária, o ovo pode ser retirado do choco, para que a ave não perca tempo sobre um ovo infértil.  Retirar  o ovo só pode ser decidido pelo criador experiente em ovoscopia.  Alguns ovos viáveis ultrapassam a data de nascimento, podenso ser observados cuidadosamente através da ovoscopia.

ovo de tamanho anormal (pequeno)

As chances de um ovo eclodir tem a ver com os aspectos relatados acima, bem como : tamanho do ovo (muito grande ou muito pequeno,  manipulação incorreta dos ovos (mãos sujas, agitar o ovo). 
Você mesmo pode improvisar : com uma lanterna, pegue o ovo com cuidado e veja o interior do ovo :
            

A seguir, o primeiro ovo não fecundado, o segundo ovo fecundado :
    
 Para saber se o ovo foi fecundado, sem usar uma fonte de luz, é possível a partir de aproximadamente do sétimo dia a partir do momento que passou a ser chocado. O ovo tem uma pequena câmara de ar na ponta mais larga do ovo e é possível ver seu interior .

 
A seguir, imagem de 4 ovos no ninho, que estão sendo chocados há mais de uma semana.  Reparem que dois deles estão rosados e mais transparentes que os demais, isso significa que estes não estão fecundados, e que os opacos (mais brancos) estão fecundados.
                                  imagem cedida pelo Rodrigo Gerardo
IDENTIFICAÇÃO DOS OVOS
    
    casca rachada
   
ovo bom (bolsa de ar pequena)
 
      ovo ruim (gema dupla)


DESENVOLVIMENTO DO EMBRIÃO

Um comentário: